PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA BANANA VERDE

A banana verde é um alimento muito importante para o organismo e garante diversos benefícios. A diferença entre ela e a banana madura é que a verde possui alto teor do amido resistente: cerca de 50% a 90% a mais dessa substância. Este tipo de carboidrato, que não é bem absorvido pelo organismo e não se transforma em açúcar, apresenta benefícios à saúde, como controle da glicose, diminuição dos níveis de colesterol e manutenção do peso.

À medida que a banana vai amadurecendo, o teor de amido vai sendo convertido em açúcar, tornando a fruta madura mais calórica e, consequentemente, menos interessante para quem está fazendo dieta. Por isso, opte pela verde. Ela é rica em potássio, magnésio, ferro, zinco, vitamina A, vitamina C e vitaminas do Complexo B, ou seja, um alimento que não pode ficar de fora da sua rotina alimentar.

Confira mais benefícios da fruta:

  • Combate a prisão de ventre, por ser rica em fibras;
  • Combate a depressão, por ter triptofano, uma substância importante para formar o hormônio serotonina, que aumenta a sensação de bem-estar e, consequentemente, melhora o humor;
  • Previne infecções intestinais, pois mantém a flora intestinal saudável.
  • Protege o coração, pois, ao reduzir as taxas de colesterol ruim e triglicérides e aumentar os níveis de HDL, a fruta contribui para a saúde do sistema cardiovascular.
  • Fornece energia, sendo ideal para quem pratica atividade física regularmente. Ela pode ser acrescentada ao shake pré ou pós-treino.
  • Alivia os sintomas da TPM, pois possui uma boa quantidade de magnésio e de vitamina B6. Enquanto a vitamina estimula a produção de serotonina, o magnésio melhora os sintomas da cólica e dor de cabeça. O mineral ainda ajuda a controlar a compulsão por doces, situação tão comum no período menstrual.

Para garantir os benefícios da fruta, o ideal é consumir duas colheres de sopa de biomassa por dia, que pode ser feita em casa ou comprada pronta.

Como fazer biomassa de banana verde em casa?

Como contém muito tanino (substância que dá à fruta um gosto “marrento”), a banana verde deve ser consumida cozida ou na forma de farinha.

Ingredientes

  • 5 a 12 bananas verdes, de preferência orgânicas;
  • Água.

Modo de preparo

Lave bem as bananas, sem retirar a casca e o cabinho. Coloque-as em uma panela de pressão com água suficiente para cobrir todas as bananas. Leve ao fogo e deixe cozinhar na pressão por 10 minutos (contar depois que começar o “chiado”), deixando a panela esfriar naturalmente até perder a pressão (em torno de 30 minutos).

Abra a panela e escorra a água. Retire as cascas e bata a polpa ainda quente no liquidificador, guardando em seguida em pequenas porções na geladeira ou no congelador. Consuma em até sete dias.

Aprenda uma receita ainda melhor: Brigadeiro de Biomassa

Ele deve ser feito com a biomassa fria, mas sem ter sido congelada.

Ingredientes

Biomassa de 2 bananas verdes;

5 colheres de sopa de açúcar mascavo;

3 colheres de sopa de cacau em pó;

1 colher de chá de manteiga;

5 gotas de essência de baunilha.

Modo de Preparo

Bata tudo no liquidificador e faça as bolinhas com a mão. Em vez do granulado tradicional, opte por castanhas ou amêndoas trituradas (para deixar seu brigadeiro ainda mais saudável). Deve-se deixar na geladeira até que fique bem firme antes de servir.

É possível inovar ainda mais. Você pode usar a biomassa de banana verde em vitaminas, sucos naturais, tortas, patês, mousse e massas de pães ou bolos, sopas e caldos.

Por |2018-02-26T06:58:33+00:00fevereiro 26th, 2018|-|0 Comentários